Tratamentos
O tratamento da urticária é considerado eficaz quando o paciente fica completamente livre dos sinais e sintomas da doença.
Para definir qual será o tratamento, é preciso diagnosticar o tipo de urticária (crônica ou aguda / espontânea ou induzida).
A urticária aguda é caracterizada pelo desaparecimento de sinais e sintomas em menos de seis semanas, enquanto na crônica os sintomas duram por seis semanas ou mais.
A urticária é classificada como induzida quando um fator é identificado, como drogas, alimentos, infecções, estímulos físicos (calor, frio, sol, água, pressão). Já a urticária espontânea se dá quando não há identificação da causa, sendo também chamada de urticária idiopática.
No caso das urticárias agudas e induzidas, o ideal é afastar a causa quando possível. Isso, por vezes, já é o suficiente para que haja melhora das lesões.
Muitas vezes também é necessário o tratamento farmacológico, com medicamentos como anti histamínicos por via oral, corticoides sistêmicos e imunobiológicos (casos graves e/ou resistentes aos demais tratamentos).