Alopecia Androgenética


O que é?

Também conhecida como calvície, a alopecia androgenética é a forma mais comum de perda dos cabelos. Trata-se de uma doença genética na qual os cabelos afinam progressivamente até pararem de nascer. 

É relativamente frequente na população e tanto homens quanto mulheres podem ser acometidos pelo problema. A calvície pode iniciar logo no início da adolescência, sendo que a prevalência e severidade costumam aumentar com a idade. 

Causas e Fatores de Risco

A calvície ocorre por conta da influência genética. A progressão da doença é bastante variável, o que significa que cada paciente apresenta um grau de evolução diferente do quadro. 

Quadros que se iniciam mais cedo, logo no princípio da adolescência, costumam ter uma evolução pior.

Tratamentos

O tratamento da alopecia androgenética tem como objetivo evitar o afinamento dos fios e, consequentemente, prevenir que eles deixem de nascer. Trata-se de um tratamento prolongado, visto que a doença não tem cura, mas sim controle. 

O tratamento é individual e varia conforme cada caso/paciente. Geralmente, é feita uma combinação de tratamentos tópicos, medicações por via oral, lasers de baixa intensidade de uso domiciliar e procedimentos no consultório médico, como a MMP®.

Em casos mais extensos, o transplante capilar pode ser associado a esse esquema terapêutico para melhorar o aspecto estético.

Dúvidas Frequentes


  • Posso usar o minoxidil para tratamento da calvície?

    O minoxidil é uma das medicações utilizadas para o tratamento da calvície. Ele ajuda a engrossar os fios e fazer com que eles cresçam por mais tempo. Para esse fim, foi desenvolvida para uso tópico (para aplicar no couro cabeludo). Estudos mais recentes sugerem também resultados interessantes com seu uso por via oral em baixas doses e/ou de forma injetável no consultório médico. 


    É importante ressaltar que todas essas formas são medicações que, como quaisquer outras, apresentam indicações e contraindicações - devendo sempre serem usadas com acompanhamento do médico dermatologista.

    Geralmente associamos o minoxidil a outros tratamentos a fim de otimizar os resultados.


  • Por quanto tempo vou ter que realizar o tratamento?

    A alopecia androgenética, como o próprio nome diz, é uma doença genética. Até hoje a medicina não conseguiu modificar esse gene, então se trata de uma doença crônica que tem tratamento e controle, porém ainda não temos uma cura propriamente dita. Dessa forma, o tratamento é a longo prazo, durante todo o período que o paciente deseje evitar a progressão da rarefação capilar.


  • Se meus pais tem calvície eu também vou ter?

    Quem tem familiares com alopecia tem sim maiores chances de desenvolver essa condição. Durante a consulta dermatológica realizamos o exame da tricoscopia. Com esse exame conseguimos detectar sinais iniciais da calvície e começar o tratamento precocemente.