O Procedimento
LASER é um acrônimo para light amplification by stimulated emission of radiation (em português: amplificação da luz pela emissão de radiação estimulada) e descreve o processo físico pelo qual, de acordo com os princípios de Einstein da radiação eletromagnética, os lasers produzem luz. Essa radiação eletromagnética pode ser utilizada com diversas finalidades na dermatologia.
O princípio dessa tecnologia é atingir determinado alvo na pele, promovendo a modificação física, química ou biológica. Tais alvos podem ser um pigmento do próprio organismo como a melanina (presente nas manchas de sol), a tinta de uma de tatuagem, um vaso sanguíneo ou até mesmo a água.
No caso da água, seu aquecimento pelo laser promove o estímulo de colágeno, sendo um tratamento interessante para rejuvenescimento e cicatrizes, por exemplo. Existem vários tipos de lasers, cada um deles com afinidade a um alvo específico e com indicações precisas.
Além de escolher qual o laser ideal para cada caso, o dermatologista vai escolher as características da radiação e ser emitida: comprimento de onda, frequência, amplitude e velocidade. Dessa forma, consegue tratar a lesão de maneira eficaz e segura.
Indicações
Os lasers podem ser indicados para diferentes situações ou doenças:
- Manchas;
- Rosácea;
- Acne;
- Remoção de tatuagens;
- Depilação;
- Cicatrizes;
- Rejuvenescimento facial.
Durante a consulta, o dermatologista vai indicar se você tem indicação de tratamento a laser e qual deles será mais indicado.
Cuidados Necessários
Antes do procedimento, o paciente passa pela consulta médica para avaliar se apresenta indicação para esse tipo de tratamento e se apresenta alguma contraindicação como gravidez ou doenças que impossibilitem o tratamento, por exemplo. Durante o atendimento, também serão explicados todos os cuidados pré e pós procedimentos, fundamentais para uma boa evolução.
Um desses cuidados pré e pós-procedimento é a proteção solar adequada e rigorosa. Durante esse período, também pode ser modificado o tratamento tópico feito em casa, já que a pele pode ficar mais sensível por algumas semanas. O número de sessões vai variar com cada indicação e geralmente há um espaçamento de 1 mês entre cada uma delas.