Dermatoscopia/análise de pintas
A dermatoscopia digital é um exame realizado para obter o diagnóstico correto de alguns tipos de lesões de pele. É feito utilizando um aparelho chamado dermatoscópio, o qual possibilita a visualização de estruturas no interior das pintas, que não podem ser vistas a olho nu ou com uma simples lente.
Através das imagens obtidas no exame, é possível ter acesso a diversas informações, as quais podem auxiliar no diagnóstico de lesões na pele, tornando-o mais preciso.
Causas e Fatores de Risco
Existem fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de pele. Exposição solar (radiação UV) sem proteção adequada e histórico familiar estão entre eles, assim como pele ou olhos claros.
Tipos de Câncer de Pele
Tratamentos
Existem diferentes tratamentos para o câncer de pele, que vão variar conforme o tipo, local e grau de evolução. O dermatologista indicará o tratamento ideal para cada caso. São alguns deles:
Cirurgia excisional - trata-se de uma técnica que possui altos índices de cura. Esse procedimento cirúrgico é realizado com remoção do tumor com um bisturi. Além disso é feita uma margem de segurança, na qual é removida uma borda adicional de pele sadia a fim de evitar recorrência das lesões. Depois de removidos, os tecidos são examinados ao microscópio pelo patologista para verificar se foram extraídas todas as células cancerígenas.
Curetagem e eletrodissecção
- procedimento indicado para tumores de menor risco ou lesões pré cancerígenas. É feita a raspagem da lesão com cureta, enquanto o bisturi elétrico destrói as células cancerígenas remanescentes.
Criocirurgia
- a partir do congelamento com nitrogênio líquido esse procedimento promove a destruição do tumor. Trata-se de uma técnica que apresenta uma taxa de cura menor do que a cirurgia excisional, mas pode ser indicada como alternativa em casos de lesões pré-cancerígenas.
Exérese com congelação intraoperatória - esse procedimento assemelha-se com a cirurgia excisional, entretanto as margens são avaliadas durante o procedimento pelo médico patologista, antes do final da cirurgia, para ter maior segurança de que o câncer foi totalmente removido.